domingo, 16 de setembro de 2012

MASCOTE OFICIAL DA COPA

A mascote da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 será anunciada oficialmente pela FIFA neste domingo (16.09), durante o programa “Fantástico”, da Rede Globo. A informação foi divulgada por meio de comunicado enviado pela entidade máxima do futebol e pelo Comitê Organizador Local (COL).
Na nota, os organizadores da competição afirmam estar satisfeitos com a repercussão que o tema ganhou na imprensa brasileira. “Estamos contentes em ver que a mascote já está começando a encontrar o público em algumas das sedes e estamos ansiosos para dar ao povo brasileiro e ao mundo todo a oportunidade de conhecer mais sobre a mascote durante a preparação para o evento de 2014.”
Apesar de não ter sido anunciado oficialmente, o tatu-bola, cujo nome científico é "Tolypeutes tricinctus" deve ser a mascote do Mundial. A ideia foi encampada por uma ONG cearense chamada Associação Caatinga. Segundo a organização, o animal é uma espécie típica do Brasil e que possui a habilidade de curvar-se sobre si para se proteger de ameaças externas, assumindo a forma de uma bola. O objetivo é que a iniciativa contribua na proteção e preservação do tatu-bola, espécie de tatu mais ameaçada do país.
História
Segundo site da FIFA, o primeiro mascote oficial apareceu na Copa do Mundo realizada na Inglaterra em 1966. O Willie era um leão vestido com as cores da bandeira do país-sede. O último mascote escolhido também foi um felino. O leopardo Zakumi foi anunciado para a edição do da África do Sul 626 dias antes da bola rolar no estádio Soccer City.

Confira a lista de mascotes
Inglaterra 1966: Willie (leão)
México 1970: Juanito (menino)
Alemanha Ocidental 1974: Tip e Tap (dois meninos)
Argentina 1978: Gauchito (menino jogador de futebol)
Espanha 1982: Naranjito (laranja)
México 1986: Pique (pimenta)
Itália 1990: Ciao (jogador montado com blocos de armar)
EUA 1994: Striker (cão)
França 1998: Footix (galo)
Coreia do Sul/Japão 2002: Ato, Kaz e Nik (figuras futuristas)
Alemanha 2006: Goleo VI e Pille (leão e bola falante)
África do Sul 2010: Zakumi (leopardo)


Fonte: Mascote da Copa do Mundo será anunciada oficialmente neste domingo (16.09.2012). Disponível na Internet via WWW.URL: http://www.copa2014.gov.br/pt-br/noticia/mascote-da-copa-do-mundo-sera-anunciada-neste-domingo Data: 16/09/2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário