domingo, 3 de junho de 2012

ELIMINATÓRIAS AFRICANAS

Quarenta seleções africanas voltarão a disputar cinco vagas na Copa 2014 nesta sexta-feira (1º). Divididas em 10 grupos com quatro equipes, os times lutam pela liderança das chaves até o dia 10 de setembro de 2013. No total, serão seis rodadas.Depois, somente os primeiros colocados vão à fase final. Com 10 times classificados, serão cinco disputas de mata-mata. Os vencedores dos jogos de ida e volta vão à Copa do Mundo 2014. As cinco seleções qualificadas serão conhecidas no dia 19 de novembro de 2013.

História africana nas Copas
A primeira participação africana em Copas ocorreu em 1934, na Itália. Para chegar à competição, o Egito venceu duas vezes a Palestina (7 a 1 e 4 a 1). No Mundial, a seleção perdeu para a Hungria por 4 a 2 logo na primeira partida e foi eliminada.

Os africanos voltaram ao torneio depois de 36 anos, na Copa de 1970, no México. O retorno ocorreu após um boicote, ocorrido quatro anos antes, durante as eliminatórias para o Mundial de 1966. Na ocasião, nenhuma seleção disputou o torneio classificatório protestando contra o número de vagas para os africanos: ao lado da Ásia e da Oceania, os países disputavam apenas um vaga entre as 16 equipes da Copa.

1970, o retorno
No Mundial mexicano, os marroquinos perderam dois jogos, empataram um e ficaram em 14º lugar. Quantro anos depois, foi a vez do Zaire. O resultado, porém, foi pior: três derrotas, 14 gols sofridos e nenhum gol.

A primeira vitória viria na Copa seguinte, com a Tunísia, num 3 a 1 sobre o México. O resultado, porém, não evitou a eliminação na primeira fase. A partir de 1982, na Espanha, duas equipes passaram a disputar o Mundial. O continente foi, então, representado por Argélia e Camarões. Os argelinos venceram dois jogos (Alemanha, 2 a 1, e Chile, 3 a 2). Os camaroneses, por sua vez, empataram todos os três jogos (inclusive com a futura campeã Itália, 1 a 1).
A passagem à fase de oitavas de final da Copa, porém, só ocorreria em 1986, com o Marrocos, que foi líder do grupo F. Na segunda fase, o sonho foi interrompido pela Alemanha (1 a 0). Na Itália, quatro anos depois, a melhor campanha da história até então: derrota de Camarões nas quartas de final, diante da Inglaterra (3 a 2).
Já a Nigéria fez uma campanha boa campanha nos Estados Unidos, em 94. Venceu seu grupo e perdeu para a Itália nas oitavas (2 a 1). A partir do Mundial de 98, a África passou a ter cinco representantes. Na França, a Nigéria foi a única a conseguir passar da primeira fase –perdeu para a Dinamarca por 4 a 1. Na Copa seguinte, na Ásia, Senegal repetiria a façanha camaronesa ao chegar nas quartas. O time foi derrotado pela Turquia (1 a 0).
Em 2006, Gana foi a única representante do continente nas oitavas de final. O time não conseguiu passar pelo Brasil (3 a 0) e foi eliminado. No último Mundial, a seleção ganense esteve perto de chegar entre as quatro melhores seleções do mundo. Nas quartas, após empate no tempo normal com o Uruguai (1 a 1), o time foi eliminado nos pênaltis. O craque da equipe, Gyan, perdeu uma penalidade máxima no último minuto da prorrogação.
Veja os 20 confrontos da 1ª rodada da penúltima fase das eliminatórias africanas para a Copa 2014:

01/06:
Gana x Lesoto (grupo D)
Egito x Moçambique (grupo G)

02/06:
Repúbluca Centro-Africana x Botsuaba (grupo A)
Serra Leoa x Cabo Verde (grupo B)
Tunísia x Guiné Equatorial (grupo B)
Gâmbia x Marrocos (grupo C)
Costa do Marfim x Tanzânia (grupo C)
Sudão x Zâmbia (grupo D)
Burkina Faso x Congo (grupo E)
Quênia x Malaui (grupo F)
Argélia x Ruanda (grupo H)
Camarões x RD Congo (grupo I)
Senegal x Libéria (grupo J)

03/06:
África do Sul x Etiópia (grupo A)
Níger x Gabão (grupo E)
Nigéria x Namíbia (grupo F)
Zimbábue x Guiné (grupo G)
Benin x Mali (grupo H)
Togo x Líbia (grupo I)
Angola x Uganda (grupo J)

A 2ª rodada será disputada nos dias 9 e 10 de junho. Depois, as eliminatórias africanas voltarão apenas em março de 2013.

Fonte: Eliminatórias africanas voltam com 40 equipes na disputa por cinco vagas na Copa.
Disponível na Internet via http://www.portal2014.org.br/blog/noventa-minutos/?p=234.Data: 03/06/2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário