quarta-feira, 9 de maio de 2012

NOVO MINEIRÃO


Quando as portas do novo Mineirão forem reabertas no dia 21 de dezembro deste ano, data prevista pelo governo mineiro para a primeira partida após a reforma, os torcedores verão poucos aspectos do estádio inaugurado em setembro de 1965.
Os 130 mil assentos deram lugar a somente 64 mil cadeiras. A antiga cobertura passará dos atuais 26 metros para 52 metros. A arquibancada superior, mantida, estará toda reparada. A inferior, demolida e reconstruída, terá uma área vip de 10,7 mil m², que abrigará 80 camarotes, num total de 2,1 mil lugares.
 "As intervenções propostas pretendem trazer as inovações necessárias para transformar o Mineirão em um complexo esportivo contemporâneo em termos de tecnologia e sustentabilidade, e multifuncional no que se refere ao potencial de operação", afirmou Ricardo Barra, diretor-presidente do Minas Arena. 
Em relação à nova cobertura, o prolongamento será feito por meio de estruturas metálicas. Segundo Campos, haverá uma nova cobertura em membrana “autolimpante” apoiada sobre treliças planas compostas por tubos de aço.  
Elas serão incorporadas à parte existente para que haja aumento da resistência do conjunto. A cobertura de concreto atual, então, sofrerá alívio de tensões, por meio de um trabalho de protensão e macaqueamento. Os cabos vão gerar estruturas mais leves, com alto desempenho. A técnica será responsável pela cobertura em balanço do estádio.
A nova estrutura também receberá placas fotovoltaicas. Instaladas sobre a cobertura, elas absorverão energia solar, transformada em energia elétrica. No total, serão sete mil placas, com tamanho médio de 1,5 m², pesando 30 kg cada. 
A previsão é que a usina produza 2,2 mil megawatt/ano de energia, equivalente ao consumo médio de duas mil residências. A potência instalada será de 1,5 MW e a instalação das placas será realizada pela Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig).
Já o novo gramado do estádio, segundo o consórcio Minas Arenas, deve ser plantado em outubro. A intenção é ter um campo 100% plantado ainda em 2012. 
Os torneios serão disputados no primeiro semestre do ano que vem. Depois, em junho, o estádio receberá algumas partidas da Copa das Confederações. Um ano depois, o Mineirão será palco de seis jogos do Mundial.

Just-in-time
Duas empresas forneceram as peças pré-moldadas para a arquibancada inferior e para a esplanada. A Precon e a Premo, localizadas na Grande Belo Horizonte, em Pedro Leopoldo e Vespasiano, respectivamente. 
De acordo com Ana Margarida Vieira, gerente de projetos da Premo, as peças são produzidas nas fábricas sem a necessidade de estoque nos canteiros. "As peças pré-fabricadas são levadas ao Mineirão e montadas no local", afirmou.
A metodologia just-in-time permite que as peças pré-moldadas sejam descarregadas e imediatamente instaladas. Assim, há redução da movimentação de equipamentos no canteiro de obras, oferecendo mais segurança aos dois mil operários.  
Por exemplo, as lajes, que têm entre 21,5 cm e 26 cm de altura e capeamento de 6,5 cm, ocuparão mais de 80% da esplanada.
Marcelo Miranda, diretor-executivo da Precon Engenharia, também ressalta dois pontos positivos na escola: a agilidade da obra e o caráter sustentável. "Não há acúmulo de resíduos, por se tratar de uma construção realizada em indústria", disse. 
Para o arquiteto Bruno Campos, a maior vantagem na utilização do sistema pré-fabricado foi a otimização dos prazos de execução. “A fabricação das partes de concreto foi feita fora do canteiro de obra e ocorreu simultaneamente com a terraplanagem e fundação da obra”.

 Fonte: Mineirão: uma nova concepção de estádio para 2014. Diponível na Internet via WWW. URL: http://www.portal2014.org.br/noticias/9814/MINEIRAO+UMA+NOVA+CONCEPCAO+DE+ESTADIO+PARA+2014.html . Data: 09/05/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário